quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Laranja Mecânica"

Depois de um bom tempo sem aparecer, aqui estou eu novamente dando as caras no blog com com uma ficção científica. Dessa vez, venho recomendar "Laranja Mecânica".

Bom, o livro escrito por Anthony Burgess é na verdade mais conhecido pela sua famosa e icônica adaptação ao cinema, dirigido pelo grande Stanley Kubrick, em 1971.

Em resumo, conta a história de Alex, um líder de gangue em uma Londres futurista, que choca o leitor com seu puro prazer por ultraviolência, cometendo espancamentos, estupros e assaltos por mera diversão. O que acontece é que Alex passa dos limites, e a única maneira de sair do buraco em que ele se enfiou é aceitar ser cobaia de uma rigorosa experiência social do governo para eliminar tendências criminosas.

Achei interessante o modo do governo responder às atitudes violentas dos jovens das gangues: com um método tão agressivo, desumano e doloroso quanto os próprios atos de Alex. O método aplicado ao personagem é tão cruel e lastimável, que ele perde praticamente seu livre arbítrio, tornando-se refém de si mesmo.

Tem que ler para saber exatamente o que foi esse processo para o personagem e o que isso causou a ele e à toda a sociedade.

Uma coisa que digo é que vale muito a pena ler o livro e não apenas ver o filme. Por uma simples razão: o autor cria uma "linguagem" única chamada nadsat usada pelas gangues de Londres. Dessa forma, soma-se mais um impacto na leitura de grande estranhamento às palavras, além do grande choque à crítica do livro e temática abordada.

Quando comecei a ler achei extremamente bizarro. Palavras como "druguis", "horrowshow", "devotchka" e "skorre" enchem os parágrafos das páginas, não apenas tornando o livro mais interessante, mas especialmente mais inquietante. Eu realmente espero que seja tão bom pra você quanto foi para mim ler essa obra, de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário